WhatsApp Plus

WhatsApp Plus

O aplicativo WhatsApp Plus é um modelo “extraoficial”, também conhecido como arquivo APK (sigla em inglês para Android Application Pack) que são os arquivos disponíveis apenas para o sistema operacional Android, do aplicativo oficial de mensagens, chamadas e conversas conhecido no mundo inteiro, o WhatsApp. 

O que é o WhatsApp Plus? 

Por sua vez, o WhatsApp Plus é um APK criado pelo programador espanhol Rafalete no ano de 2012 e desde então gera muita polêmica na web. Entre os fatores mais problemáticos do tema estão a segurança ao utilizar o aplicativo e a legalidade do mesmo. 

Os arquivos APK geralmente tratam-se de um conjunto compactado de arquivos produzidos por outras empresas para a adição ou substituição de recursos ou do próprio aplicativo como é o caso. Mas na maioria das situações, esses APK’s são produzidos por empresas terceirizadas pelas marcas e donos originais dos aplicativos com um objetivo ou mais de um, mas que sempre tendem a gerar mais benefícios aos usuários. 

No caso do WhatsApp Plus não foi bem isso que aconteceu. Na realidade ele foi um aplicativo desenvolvido por “de baixo dos panos”, sem a autorização do Facebook para ser produzido, onde não se pode ter a exata certeza de que tipo de código fonte se utiliza. 

WhatsApp Plus é seguro? 

Se formos completamente imparciais e totalmente racionais a resposta é definitivamente uma e é não. Não é seguro por uma série de fatores como a central de compartilhamento e o meio por onde se realiza o download por exemplo. 

Tanto é que o posicionamento oficial da empresa WhatsApp que pertence ao Facebook é de que eles violam os termos de serviço do aplicativo padrão e ainda diz que não presta suporte ao aplicativo terceirizado, seja ele qual for, pois não teria como validar as práticas de segurança contidas neles. 

Outro motivo deve se pelo fato de ser um APK. Como explicado, esse tipo de arquivo não possui um código fonte confiável além de suas informações e dados confidenciais transitarem por servidores facilmente invadidos o que torna seus dados muito mais voláteis e facilita ainda que sejam roubados por hackers. 

Mais um motivo que desperta uma certa insegurança é o fato da Play Store nem sequer disponibilizar o programa, justamente de não poder garantir aos usuários a segurança permanente de seus dados e também por serem considerados “cópias” do WhatsApp original, isso por violar as regras de propriedade da criação de aplicativos.

Nem de longe a segurança do WhatsApp Plus deve ser comparada com a do aplicativo original pois o WhatsApp é inviolável quando o quesito é a privacidade de seus usuários, sejam os seus dados ou conversas interpessoais. Sua central conta ainda com criptografia de mensagens, o que impede a leitura das mensagens em caso de “espionagem”. 

Qual a vantagem do WhatsApp Plus? 

Se formos citar as “vantagens” do WhatsApp Plus entraremos em um dilema, mas afinal o que é vantagem? Na realidade o que o WhatsApp Plus proporciona de mudanças são mais questões no sentido de estética e aspectos visuais. 

A primeira mudança notável é mudança da cor do ícone que passa a ser azul. Depois ainda possibilita alterações nos temas visuais, possibilitando a troca da aparência do aplicativo quase que completamente. Existem 730 temas gratuitos diferentes que são disponibilizados pelo programa. 

Outra alteração foi o incremento de novos emoticons e a opção de envio de arquivos mais pesados. Um aspecto curioso é o fato de que você se estiver com o WhatsApp Plus instalado no seu aparelho consegue trocar mensagens com pessoas que utilizem o outro aplicativo, o WhatsApp normal. 

Porém no caso dos emoticons adicionados no WhatsApp Plus conhecidos aqui no Brasil simplesmente como emojis, eles só serão visíveis para usuários do WhatsApp Plus. 

Provavelmente você já recebeu de algum amigo, conhecido ou familiar seu uma figura quadrada que possui um ponto de interrogação no interior. 

Quando isso acontecer da próxima vez, você já pode ter certeza de que essa pessoa utiliza a versão Plus e lhe enviou um emoji que a versão tradicional do aplicativo não possui 

WhatsApp GB Plus.

Outra versão APK do aplicativo WhatsApp. Esta, porém podemos considerar como “parente de primeiro grau” do programa original por ser bem semelhante ao original. Entre as funcionalidades existentes podemos citar a colocação de senha ao abrir o aplicativo, o envio de arquivos maiores e ainda a confirmação da visualização de mensagem sem que as pessoas vejam se você visualizou as mensagens dela. 

Mais uma vez vou salientar aqui que da mesma maneira que ocorre com o WhatsApp Plus, esta versão também não é segura pois além de não contar com a criptografia de mensagens os servidores são infinitas vezes mais fáceis de serem invadidos, acarretando assim em um vazamento de dados em massa. 

Como baixar e instalar o WhatsApp Plus? 

Já disse aqui antes que ele não está disponível para download na Play Store por violar os termos de criação de aplicativos. Mas ele está disponível para download em sites na internet. 

Para instalar o WhatsApp Plus você deve primeiramente ir na aba do seu navegador padrão e fazer uma busca inserindo o nome do aplicativo na guia. Após localizar o link de download, clique nele. Assim que for redimensionado para a página do download, basta clicar em baixar. Então autorizar o download e se for necessário abrir as configurações de segurança do seu smartphone e autorizar o download por meio de fontes desconhecidas. 

Por que o WhatsApp Plus não instala no meu celular? 

Um dos primeiros passos a se fazer antes de iniciar a instalação é proceder com a exclusão do programa original do WhatsApp se este estiver sido instalado no aparelho. Pois não é possível instalar a versão Plus se a versão normal estiver instalada. 

Outro requisito que deve ser verificado para a instalação do programa é o fato da disponibilidade de espaço na memória do dispositivo. Não é comum ocorrer algum erro de outra natureza na instalação do programa. 

Como faço para atualizar o WhatsApp Plus? 

Vamos colocar aqui o passo a passo de como atualizar o seu aplicativo 

Primeiramente abra o aplicativo e clique no ícone do canto direito com as três linhas; clique em Plus Settings; updates; check for updates e no mesmo instante o programa iniciará a instalação da versão mais recente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.