Vantagens e desvantagens de usar cartão de crédito em viagens

Vantagens e desvantagens de usar cartão de crédito em viagens

Se você está pensando em viajar para o exterior e busca por maneiras de como realizar pagamento lá fora com seu cartão de crédito, os tópicos a seguir podem esclarecer muitas das dúvidas que são comuns entre os viajantes, principalmente para aqueles que estão planejando realizar uma viagem ao exterior pela primeira vez.

Como fazer uso do cartão de crédito no exterior

Atualmente a grande maioria dos cartões de crédito emitidos no Brasil também são cartões internacionais, uma vez que a bandeira com a qual são emitidos possuem aceitação em um grande número de países. Porém, antes de viagem é preciso conferir se o cartão de crédito está habilitado para compras internacionais e em alguns casos, é preciso realizar um Aviso de Viagem que consiste em informar a administradora do cartão o período e o país em que o mesmo será utilizado. Essa é uma forma de garantir a segurança do titular do cartão e evitar possíveis golpes.

Após realizar os passos mencionados acima você poderá viajar despreocupado e realizar o pagamento de suas compras da mesma maneira que o faz aqui no Brasil. Todos os gastos estarão na sua fatura convertidos em reais ao final do mês. Vale lembrar ainda que ao realizar o Aviso de Viagem, por questões de segurança, o cartão será bloqueado para uso no Brasil até o fim da viagem. Com isso, é importante que o mesmo seja feito minutos antes do embarque no Brasil.

Taxas de serviço

Muitas pessoas possuem certa dúvida ao usar o cartão de crédito no exterior por receio das taxas que podem ser cobradas. É interessante que antes da viagem a pessoa busque saber quais e como são aplicadas as taxas de serviço do seu cartão de crédito referente as compras internacionais.

Ao realizar uma compra internacional será possível observar na fatura o valor da compra convertido em reais e logo abaixo, uma taxa referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que para o cartão de crédito é de 6,38%. Além disso, alguns cartões cobram outras taxas específicas para operações financeiras realizadas no exterior, então, vale a pena consultar a administradora do seu cartão para ter clareza sobre todas as taxas de serviço por eles cobradas.

Taxas de Câmbio

A taxa de câmbio é o valor utilizado para realizar a conversão do valor da compra para reais. É importante dar atenção a uma coisa, todos os cartões de crédito realizam uma conversão do valor gasto na moeda específica do destino da viagem para dólar americano, e só então realizam a conversão para reais. Com essa sequência de operações fica claro que o cliente sai perdendo ao passar por duas conversões de moeda.

Outro fato a se considera é a variação das taxas cambiais, porém atualmente o valor do câmbio a ser pago é o do dia da compra e não o do dia do fechamento da fatura, como era anteriormente. Assim, os aplicativos dos cartões de crédito mostram a cotação do dólar americano no dia e o cliente não terá surpresas ao receber a fatura.

Vantagens no uso do cartão de crédito

Apesar das elevadas taxas e de câmbio e de serviço, ainda assim é possível listar algumas vantagens no uso do cartão de crédito no exterior. A primeira delas é a segurança, já que em caso de perda ou roubo basta cancelar o cartão pelo aplicativo, além disso é possível ter um maior controle dos gastos. Outro benefício é o acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas aéreas, além de que é possível obter um seguro de viagem gratuito caso as passagens sejam compras no cartão, como é o caso do Visa Gold e Mastercard Platinum.

Desvantagens no uso do cartão de crédito

A maior desvantagem na hora de usar o cartão de crédito fora do Brasil, sem dúvidas, são as altas taxas cobradas. Essa é a pior opção do ponto de vista financeiro na hora de levar dinheiro para viagens internacionais. Como exemplo, podemos considerar o IOF que equivale a 6,38% para o cartão de crédito contra 1,1% para compra de moedas em espécie.

A realização de saques também é algo bastante inviável, pois você pode não encontrar uma máquina que aceite o cartão, além da elevada taxa cobrada por esse serviço. E por último, tem a questão da segurança, confiar todos os recursos financeiro para se manter durante a viagem em um único cartão de crédito pode trazer problemas em caso de perda ou roubo.

Usar o cartão de crédito em viagens vale realmente a pena?

Decidir se vale a pena ou não utilizar o cartão de crédito em uma viagem é algo bastante particular e vai depender das suas necessidades e condições financeiras. Porém, uma dica importante é distribuir o dinheiro reservado para a viagem em diferentes meios de pagamento, então, é aconselhável levar um cartão de crédito principal e um reserva para os casos de emergência e optar por levar uma parte em espécie e outra em cartão de débito pré-pago, assim você estará pronto para qualquer situação. Caso sua viagem seja muito longa, vale a pena também pesquisar um pouco sobre como enviar dinheiro do Brasil e retirá-lo no exterior.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.