8 Dicas para organizar o guarda-roupa

8 Dicas para organizar o guarda-roupa

Confira algumas dicas para organizar o guarda-roupa e fazer sobrar espaço onde antes estava faltando.

Abrir o guarda-roupa e ter um monte de coisas caindo sobre você ou perder tempo procurando uma blusa é sinal de que a bagunça tomou conta.

Para não ter de passar por esse problema é preciso conhecer as dicas para organizar o guarda-roupa e começar a aplicá-las o mais rápido possível para facilitar o seu dia a dia e sentir mais conforto no quarto.

Dicas para organizar o guarda-roupa

Veja quais são as principais maneiras de manter tudo em seu lugar e aproveitar ao máximo o espaço que possui.

Faça uma limpeza

Uma das primeiras dicas para organizar o guarda-roupa é começar tirando tudo de dentro do armário. Ao fazer isso poderá limpar a parte interna, remover as sujeiras e também se livrar do que não usa mais.

Veja peça por peça qual está em boa condição de uso, se existe alguma que não serve mais e separe as que serão jogadas fora, irão para doação e quais voltarão para o guarda-roupas.

Separe as roupas

Depois de decidir o que vai voltar para dentro do armário é hora de começar a separar as peças para saber quais são mais usadas, o tipo de tecido e onde ficarão.

Faça pequenos montes para se organizar, pois dessa forma ficará mais fácil encontrar o lugar certo para cada uma das coisas.

Um dos pontos que pode interferir nessa separação é o tipo de guarda-roupa que possui. É importante ver se o atual condiz com o que precisa guardar ou se será preciso comprar guarda-roupa.

Comece pelos cabides

Pendure as roupas nos cabides, pois fica mais fácil começar a organização por elas. O ideal é que os cabides sejam todos iguais, pois, além de ficar com um visual melhor, será mais fácil na hora de manusear mais de um ao mesmo tempo.

É possível pendurar as roupas por cores, pois assim terá um degradê e encontrará uma combinação com a calça ou saia mais facilmente. No caso de camisas e casacos com manga comprida, dobre-as para frente antes de pendurar, pois assim não ficarão enroscando nas peças do lado.

Se quiser aproveitar melhor o espaço, aproveite as dicas para organizar o guarda-roupas usando cabides duplos. Os que possuem mais de um espaço para pendurar as roupas são ideais para colocar mais de uma calça ou saia no mesmo acessório.

Se não tiver acesso a eles, pode improvisar usando o anel da latinha para enganchar um cabide no outro. Só tenha atenção para que não fique muito comprido, as roupas encostem no fundo do armário e amassem.

Dobre as peças das prateleiras

O que irá para as prateleiras precisa ser dobrado de forma organizada. Se possível, deixe tudo do mesmo tamanho para empilhar sem que as coisas caiam.

Aproveite as dicas para organizar o guarda-roupa sobre as blusas de lã e linho que não devem ser penduradas, pois o peso faz com que deformem, então comece com elas. O melhor lugar para que fiquem é nas prateleiras até porque por conta da altura na gaveta ficariam apertadas.

As camisetas também podem ficar nas prateleiras. Deixe todas dobradas do mesmo tamanho e organize por cor.

As bolsas podem ser colocadas uma ao lado da outras ou separadas por nichos e isso dependerá do espaço que possui e do modelo que escolheu ao comprar seu guarda-roupa.

No caso dos sapatos, se tiver uma prateleira móvel dedicada a eles, organize os pares um ao lado do outro. Outra opção é deixar em caixas, mas essas devem ter ventilação para evitar a umidade. Se preferir, coloque em sacos para sapatos, mas eles devem ter uma parte transparente, pois assim encontrará o par mais facilmente.

Organize as gavetas

As gavetas devem ter o seu espaço aproveitado ao máximo. S possui um número grande delas pode colocar acessórios e roupas, caso contrário, é preciso fazer escolhas bem pensadas.

Em uma das gavetas coloque roupas íntimas. Para que não vire uma bagunça, use organizadores do tipo colmeia e divisórias, e assim cada pela terá um espaço certo e não vira tudo uma bola de neve.

Objetos menores como bijuterias, óculos e meias também devem ser colocados nas gavetas e ter divisões para que fiquem mais organizados.

As camisetas podem ser guardadas uma sobre as outras ou enroladas. Essa segunda maneira permite que se encontre rapidamente a peça que procura sem precisar revirar as que estão em cima.

Proteja o que é pouco usado

As peças que quase não são usadas devem receber uma proteção extra. Por exemplo, os vestidos de festa podem ser pendurados em cabides com capas protetoras, as botas de cano mais longo devem ter algum suporte dentro para que não dobrem e deformem.

Outras dicas para organizar o guarda-roupa em relação aos tecidos com pouco uso é colocar em caixas organizadoras de plástico ou em sacos de TNT.

Abuse das caixas e organizadores

Todo tipo de organizador dentro do armário é bem-vindo, já que eles melhoram a aparência e não deixam que as coisas fiquem empilhadas.

Caixas e cestos são bastante úteis para colocar as roupas de cama e muitas outras coisas. Quando colocadas em prateleiras mais altas, prefira as que possuem alças, pois assim não terá dificuldade para puxar. Aproveite para ter caixas de diferentes tamanhos e assim poderá guardar todas as coisas.

Organizadores prontos que encontra-se no mercado, por exemplo, para pendurar sapatos, podem ganhar outra utilidade. Se forem compridos e colocados pendurados, podem ser um espaço extra para guardar as roupas e toalhas. Como são flexíveis, prefira colocar neles peças maiores e não muito pesadas.

Pendure em ganchos e argolas

Ganchos, argolas, porta-toalhas improvisados e outros podem ser usados nas portas do guarda-roupa ou nos cabideiros para pendurar itens diversos.

Aproveite para colocar nele lenços, cintos, gravatas, bolsas, colares e muitos outros. As peças, além de ficarem acessíveis, não estarão espalhadas.São muitas as dicas para organizar o guarda-roupa e melhorar o seu estilo, porém, nem todas são úteis conforme o tipo de móvel que se tenha em casa. Portanto, para garantir que tudo fique no lugar, o melhor é usar o bom senso e adaptar a informação que possui e os recursos que tem em mãos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.