Canto de leitura em casa: veja como montar o seu

Canto de leitura em casa: veja como montar o seu

Tenha um espaço que você ama para fazer com que seu hábito de ler seja ainda mais gostoso

Todo amante da leitura sonha em ter um canto especial para sua leitura, não é? Seja ele com uma estante, poltrona ou até uma escrivaninha, que permite estudos e hobby em um só lugar.

O importante é montar o seu de forma que o espaço seja aproveitado da melhor maneira. Mas nunca se esqueça: seu cantinho precisa ser confortável. A prática da leitura e do estudo deve ser feita com conforto e priorizando a sua saúde. Ou seja, com boa iluminação e permitindo a postura adequada.

Já até nos adiantamos um pouquinho nas dicas. Nosso intuito hoje é te ajudar a ter aquele espaço para chamar de seu, onde você tenha prazer em passar horas e horas folheando seus autores favoritos. Vamos descobrir como montar seu canto de leitura?

Pense na iluminação

A leitura em si já é uma atividade que requer esforço da visão. Então, antes de começar, escolha um lugar que tenha uma iluminação boa e no qual você possa aproveitar o máximo possível da luz natural. Essa técnica te ajuda a economizar energia elétrica, especialmente se você é um daqueles leitores que pegam um livro e esquecem do tempo.

Mas, quando for preciso manter a luz acesa, invista em lâmpadas brancas ou frias. Elas são ótimas para a concentração e facilitam a leitura. A iluminação amarelada, por outro lado, é melhor para ambientes de relaxamento e descanso. Por isso, pense nisso na hora de definir a luminosidade do cômodo.

Se seu canto de leitura for no quarto, uma boa saída é usar lâmpadas reguláveis, que permitem que a intensidade e a cor da luz sejam controladas por controle remoto. É um ótimo investimento para sua visão e seu bem-estar.

Tenha espaço para organizar os livros

Outro ponto que pode definir o charme do seu cantinho de leitura é a organização dos seus livros. Na internet é possível achar milhares de inspirações de ambientes coloridos ou clássicos, da forma que combinar mais com seu estilo. Algumas opções de móveis para investir são:

  • Nichos coloridos;
  • Estantes inteiras;
  • Estantes suspensas;
  • Estantes geométricas e com formatos diferentes;
  • Estantes de paletes;
  • Modelos industriais;
  • Com vidro para proteger os livros.

É uma infinidade de opções. Os leitores vão amar fazer essas pesquisas e descobrir que existe muito mais além do básico que vemos por aí!

Aposte em uma escrivaninha para anotações

Se o seu canto serve para leitura e para estudo, o melhor é escolher uma escrivaninha. Ela é prática e te permite mais funcionalidade. Ali, os amantes de papelaria podem montar um espaço com planners, canetas e post-its, esse último muito amado por leitores que não gostam de rabiscar os livros.

Esse móvel vem de muitas formas. Uma delas é com a estante acoplada. Isso te permite otimizar o espaço, especialmente se você mora em apartamento. É uma aposta interessante para investir em conforto e praticidade, mas sem abrir mão do estilo.

Invista em cadeiras confortáveis

Não importa se seu cantinho de leitura é composto de escrivaninha ou uma biblioteca inteira. Você nunca deve passar horas lendo sentado em locais que prejudicam sua postura. Com o tempo, as dores vão aparecer — e isso não tem nada a ver com a idade, mas com os maus hábitos. Então, é melhor pensar nisso desde já.

Se você tem uma escrivaninha, pense em cadeiras ergonômicas. Hoje, elas aparecem em vários modelos, inclusive em alguns bem luxuosos e com muito estilo. Ou seja, é possível unir boa aparência e conforto no seu espaço de leitura.

Mas se você optou por montar um espaço maior, invista em uma poltrona. O ideal é que ela seja macia, mas não muito. Para dar uma ajuda à coluna, escolha modelos que já vem com o descanso de pés. Isso promove a saúde da sua coluna e, também, um relaxamento para os momentos em que você só quer sentar e descansar.

Explore os espaços da casa

O melhor das decorações é explorar os ambientes. Monte seu espaço de leitura em lugares menos convencionais, se você tem espaço. Uma aposta interessante é aproveitar varandas ou sacadas, desde que elas não sofram muito com a ação do tempo, como a exposição ao sol ou à chuva. A ideia é só explorar os espaços mais ventilados e com iluminação natural.

Mas, claro, ter uma biblioteca é o sonho de todo leitor, não é? Quem pode e tem um cômodo sobrando pode aproveitar esse potencial. Quem não tem, vale investir em decorações diferentes para criar a ideia de espaços separados, mesmo sem divisão física.

Decore seu espaço

Por fim, mas não menos importante: deixe seu cantinho com a sua cara. Pode ser com varal de luzes, quadros ou papel de parede. Vale tudo para que seu espaço tenha muita personalidade.

Faça com que seu hábito da leitura seja mais que preservado, mas sim um momento gostoso e no lugar que você mais ama da casa!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.