Como se tornar um freelancer online?

Como se tornar um freelancer online?

O mercado freelance está em acrescência e se você quer estar preparado para competir precisa se preparar para isso. Abaixo separamos estas sete etapas para quem deseja começar nessa área. Seguindo esses passos não tem como dar errado!

Etapa 1: considere se freelancer é para você

O trabalho autônomo possui prós e contras, para tanto você precisa criar uma rotina de trabalho e ser assertivo nas suas escolhas. Ser freelancer online é ótimo se você for organizado, disciplinado e honesto. Ser um freelancer online possibilita que você estabeleça sua própria programação para que você possa sair de folga quando quiser, lembrando que você não será pago por esses dias de folga, pois as férias não são remuneradas.

Para ser um freelancer online, você deve estabelecer uma rotina todos os dias com o seu trabalho, estar pronto para executar vários projetos ao mesmo tempo e procurar diariamente novos projetos para manter a constância do trabalho.

Se você ainda está trabalhando em tempo integral, não saia do emprego imediatamente. Em vez disso, combine trabalho autônomo com trabalho em tempo integral até que tenha construído clientes e relacionamentos suficientes para se sustentar apenas como freelancer online. Trabalhar em um local confortável, com trabalho estável e renda segura é um ambiente muito melhor para desenvolver seu negócio freelance.

Etapa 2: Encontre uma plataforma

Grande parte dos freelancer online usa plataformas freelance como, por exemplo, Fiverr, Upwork, Toptal, LinkedIn, Flexjobs, SimplyHired,BID Digital, Guru, Freelancer.com, para encontrar trabalho. Embora recomendações e canais de mídia social como o LinkedIn também possam ser uma ótima fonte de sites de freelancers mais populares, porque permitem que você se conecte facilmente com clientes que procuram por profissionais. Sempre há empregos disponíveis lá.

Além do mais, a maioria dessas plataformas possuem lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD) para novos usuários.  Nas plataformas freelance, os projetos são tipos de contratos afirmado entre você e o cliente, onde os termos devem ser respeitados.

Escolher a plataforma com o modelo que se adapta às suas necessidades e expectativas salariais é extremamente importante para o seu sucesso. Muitos sites de freelancers incentivam a chamada “corrida para o fundo do poço”, em que freelancers fornecem trabalho de baixa qualidade em troca de uma remuneração baixa.

No final das contas, isso não ajuda ninguém – os compradores não conseguem encontrar um trabalho de boa qualidade e os freelancers online não conseguem ganhar dinheiro suficiente.

Algumas plataformas de freelancer online, como a Hiremotely, baseiam seu modelo de negócios em admitir apenas os principais desenvolvedores de software freelance e conectá-los aos clientes com base em requisitos muito específicos. Ser membro de uma plataforma tão exclusiva permite que você se conecte com clientes sérios e seja pago por um trabalho de alta qualidade. O processo de admissão nesses tipos de plataformas pode levar várias semanas e incluir várias rodadas de testes relevantes.

Etapa 3: Construa seu perfil

Quando for preencher o currículo para preparar o cadastro as informações são sobre seu perfil de freelancer online não um currículo tradicional.

Reserve um tempo para criar um perfil substancial que informará aos clientes em potencial sobre sua educação, habilidades, especialização e experiência. Você não precisa escrever romances – seja breve e agradável. Liste suas habilidades, experiências, conquistas especiais e explique por que você é a melhor pessoa para o trabalho.

Etapa 4: Construa seu portfólio.

Observe se ao criar seu perfil, você está fornecendo um portfólio que mostre suas qualidades profissionais, habilidades e experiência.

Se você é novo como freelancer online, você pode reservar criar seu portfólio com seus trabalhos ou caso não o faça, pode simplesmente aceitar jobs de baixo custo em troca de experiência.

Etapa 5: Determine seu preço

Se você tem apenas alguns anos de experiência, é claro, você não pode cobrar a mesma taxa que freelancers com uma década de trabalho precificam. Contudo, caso você queira transformar seu trabalho de freelancer online em seu trabalho principal, o ganho deve cobrir suas despesas mensais, principalmente para quem está sem um emprego estável, independentemente de sua experiência.

Etapa 6: Encontre trabalho

Para ajudá-lo a encontrar clientes, daremos algumas dicas. Primeiro, inscreva-se apenas para asvagasde serviços que você tenha certeza de que pode fazer. Uma grande preocupação que se deve ter é em não se candidatar a um projeto que você não consiga concluir no prazo estabelecido e com resultados adequado. Como um freelancer online iniciante, você está estabelecendo sua primeira imagem e é de extrema importância garantir um feedback positivo.

Ao se candidatar para um desses serviços, certifique-se de elaborar uma carta de apresentação relevante que explique por que você é a melhor escolha para aquele trabalho ou projeto específico. Demonstre suas experiências e habilidades relevantes para as ofertas.

Com o tempo, as plataformas de freelancer recompensam seus profissionais de primeira linha com distintivos, taxas mais baixas e acesso a ofertas de serviço especialmente personalizadas. Portanto, é do seu interesse manter seus clientes satisfeitos.

Trabalhar como freelancer online no mercado digital, torna-se uma tarefa onerosa devido as taxas cobradas (geralmente entre 5,0% de sua receita), que podem aumentar até final do mês. Nesse caso, tente usar vários grupos no Facebook e LinkedIn para encontrar trabalho.

Etapa 7: Mantenha no relacionamento com o cliente

A parte mais importante do trabalho autônomo é o relacionamento com seus clientes. Mantendo um bom contato com seus clientes e entregando um trabalho de qualidade, você terá uma melhor chance de obter serviços mais frequentes no futuro. Cumpra todos os prazos, ouça as instruções, faça as alterações necessárias e se comunique de forma eficaz com seus clientes. Construa seu portfólio e atraia novos clientes. Uma boa reputação é essencial como redator freelancer online, então certifique-se de oferecer seu melhor trabalho e obter avaliações e notas altas.

Se gostou das nossas dicas, compartilhe com um dos seus amigos que está procurando uma oportunidade ganhar dinheiro sem sair de casa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.