A roupa descosturou, rasgou ou saiu o botão? Veja o que fazer

A roupa descosturou, rasgou ou saiu o botão? Veja o que fazer

Pequenos acidentes são comuns no cotidiano e podem danificar seriamente as roupas. Confira algumas dicas simples sobre o que fazer quando um botão cair ou uma peça descosturar.

Manter o estilo requer não apenas saber escolher boas roupas e combiná-las. É essencial mantê-las em bom estado. Isso envolve medidas simples como saber guardá-las no armário e lavá-las com os produtos adequados para não deixá-las manchadas.

A manutenção das roupas também está ligada a pequenos consertos em episódios como a perda de um botão ou um fio que descosturou. Se esses reparos não são feitos rapidamente, isso pode danificar ainda mais as roupas a longo prazo.

Os botões, por exemplo, são simples e super importantes para garantir um bom caimento de diferentes roupas sobre o corpo. Se você adora comprar novas roupas, mas ainda não presta atenção nesses pequenos reparos que precisam ser feitos, confira algumas dicas de como fazê-los.

Acidentes

Quem nunca saiu correndo de casa e viu um fio de uma blusa ou casaco enroscar em algum objeto pontiagudo? Ou, ainda, pegou uma camisa no armário e então percebeu que ela estava sem um botão?

Esses pequenos acidentes são comuns e podem danificar muito uma roupa se não forem consertados rapidamente. Por isso, é bom sempre ter na bolsa um pequeno kit de costura para fazer os reparos assim que eles ocorrem.

Kit Costura

Muitos sabem da importância de ter um kit de primeiros socorros na bolsa, mas é difícil encontrar quem esteja totalmente preparado e leve também um kit costura básico. Esse kit deve conter diferentes tipos de botões e linhas, agulhas de tamanhos variados, um dedal, alfinetes, uma pequena tesoura de costura, ganchos e presilhas.

Na hora de escolher os alfinetes, prefira os maiores (com até 4 cm de comprimento) e cabeças grandes de plástico ou vidro, pois eles são os mais fáceis de usar. No que se refere às agulhas, também é melhor preferir as que apresentam orifícios redondos, pois esse detalhe torna mais fácil a inserção da linha.

Antes de escolher o dedal, é recomendado testá-lo para ver se o tamanho é adequado ao seu dedo e se te deixa confortável para costurar. Para os ganchos, vale pegar de tamanhos variados (1, 2 e 3) e presilhas 3/0 e 2/0. Quem gosta de se precaver ainda mais, pode apostar em uma tesoura de recorte, cujas bordas são em ziguezague e permitem aparar o tecido sem deixar fiapos.

Costurar

Ao ter as ferramentas necessárias, é preciso saber como reparar o botão ou a parte da roupa que descosturou. Uma condição básica é que a cor do tecido e da linha sejam as mesmas. Caso contrário, o reparo vai chamar mais atenção que a peça em si.

Uma dica básica é usar agulhas mais leves para tecidos finos e macios como seda, nylon e algodão. Não são recomendadas agulhas com mais de 1 mm de grossura, pois elas podem deixar buracos no tecido. Comece colocando o dedal. Se sentir incômodo ao começar a costurar, pode utilizar uma tábua para apoiar a roupa.

Então, no caso de um remendo que exija tecido extra, verifique se tem a quantidade certa de material — vale lembrar que, quanto mais grosso o tecido, mais linha será necessária. Se o ele tiver uma grossura com mais de 5mm, é bom calcular o dobro do tamanho estimado.

A seguir, coloque a linha na agulha e dê um nó nela para que não escape. Identifique onde está o dano que precisa de reparos e vire a roupa do avesso. Costure seguindo a linha da costura original. Então, dê nós firmes ao terminar e corte cuidadosamente os pedaços restantes de linha.

No caso de precisar tapar buracos, é recomendado passar a roupa primeiro, para que ela fique bem lisinha e a costura não seja feita sobre um tecido com rugas e amassados, o que certamente daria errado. Um detalhe importante é costurar em volta do buraco, a fim de reforçar o reparo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.