bauleto ideal para viajar de moto

bauleto ideal para viajar de moto

Dicas para escolher o bauleto ideal para viajar de moto

Quem vai fazer uma viagem de moto tem como desafio carregar todos os itens necessários em um pequeno baú. Se a aventura for em dupla, a dificuldade é ainda maior. Por isso, optar por um bauleto capaz de atender às suas necessidades é fundamental para realizar uma viagem com o máximo de conforto e comodidade. Confira a seguir 3 dicas para escolher o bauleto ideal para viajar de moto.

Mas antes de pesquisar um bauleto para viajar de moto, lembre-se de conferir o manual de instruções da sua motocicleta para saber quais são os limites de peso e medidas que uma caixa plástica pode ter. Muita gente tem complicações em um trajeto por levar mais peso do que a motocicleta é capaz de comportar. Com essas informações em mente, optar por um modelo fica bem mais fácil.

1. Os modelos de baú para moto

Basta fazer uma pesquisa rápida pela Internet para encontrar diferentes modelos de baús para motocicleta. Os preferidos dos consumidores são o bauleto, a caixa plástica para moto, alforje e grelha. Para fazer sua compra é importante entender quais são as características de cada tipo de baú para moto.

O bauleto para viajar de moto é uma opção interessante porque não ocupa tanto espaço e pode comportar até 52 litros de capacidade. Ou seja, o condutor consegue carregar um capacete à mais ou roupas em quantidade. Além disso, seu formato e tamanho é ideal para aqueles que pretendem fazer uma viagem em dupla, já que toma pouco da superfície do banco.

Outro bauleto para viajar de moto que muitas pessoas acabam utilizando é a caixa plástica de transporte, aquela mesma que se usa para realizar entregas. Com uma capacidade que vai de 90 a 145 litros, espaço não vai faltar para carregar suas roupas, capacete e objetos pessoais. Por outro lado, dependendo do modelo da sua motocicleta, fazer uma viagem em dupla com a caixa plástica é praticamente impossível, sendo mais indicada para aventuras solo.

Há ainda o alforge, um par de pequenas bolsas que são acopladas na lateral da motocicleta. Uma das vantagens do alforge é o aproveitamento do espaço do banco, que permite que o motociclista leve consigo um passageiro, sem que este tenha seu conforto prejudicado. A maioria dos alforges tem de 28 a 32 litros de capacidade, mas alguns alcançam 48 litros.

Por fim, há ainda a grelha, que pode tanto ser acoplada ao banco da moto quanto ao bauleto. A grelha permite que o motociclista prenda diferentes itens com o uso de uma corda elástica, como o capacete, uma mochila, entre outros. Porém, a desvantagem aqui é que não há qualquer proteção contra intempéries e a segurança contra roubos é restrita.

2. O material do bauleto

Pense que em uma viagem de moto você e seus pertences ficam mais expostos ao clima, seja ao sol forte ou à chuva. Por isso, vale analisar o material do bauleto para viajar de moto com a segurança de que todos os seus itens estão bem protegidos

Na maioria dos casos, os baús para motos são fabricados em plástico, fibra de carbono ou alumínio. No âmbito dos plásticos, o PEAD é uma das melhores matérias primas, especialmente por sua resistência e durabilidade. Além desses elementos, é possível encontrar couro e tecido nos alforges, que não dá impermeabilidade total ao produto.

Nesse sentido, a dica para escolher o bauleto ideal para viajar de moto é considerar o trajeto que você pretende fazer. Levante informações se o lugar de destino (e as cidades até esse ponto) tem muito risco de chuva ou se o clima é extremamente seco, além de considerar o que você pode fazer caso algum de seus pertences sejam expostos à água.

3. Segurança do baú para moto

Em viagens de moto, especialmente aquelas que são bem longas, o condutor precisa fazer paradas para “esticar as pernas”, ir ao banheiro e se alimentar. É nessas horas que um bauleto bem protegido faz toda a diferença, afinal, a estrada sempre oferece seus riscos. Ao comprar o seu baú, note se há um bom sistema de travas, com fechaduras acopladas ou espaços para cadeado.

Além disso, também é considerado segurança a forma como o acessório é fixado ao veículo. O bauleto precisa estar muito bem preso, para que não tenha risco de se soltar da moto ao passar por um buraco ou em qualquer outra eventualidade. Geralmente, nas lojas e nos sites é possível encontrar informações sobre como essa fixação é realizada.

Dica extra: obedeça as recomendações de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o documento que regulamenta todas as formas de transporte, incluindo a motocicleta. Uma das regras apresentadas pelo CTB é a obrigatoriedade dos adesivos refletores, tanto no bauleto para viajar de moto quanto na roupa do condutor. Esse item aumenta a visibilidade da moto para os motoristas de outros veículos, garantindo a segurança de todos.

Viajar de moto é uma experiência única e fica ainda melhor ao escolher um bom bauleto e seguir todas as recomendações de trânsito. Assim, você vai poder aproveitar essa aventura livre de preocupações, para trazer boas lembranças na mala – ou neste caso, no baú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *