As 7 Melhores mesas de cabeceira para o seu quarto

As 7 Melhores mesas de cabeceira para o seu quarto

Confira 7 dicas para você saber como escolher as melhores mesas de cabeceira para o seu quarto.

A cama costuma ser o centro das atenções no momento de escolher os móveis do quarto, não é? Afinal, ela é a peça mais importante do cômodo, sem dúvidas.

O que muitas pessoas não sabem é que a escolha da mesa de cabeceira também merece um cuidado especial. O motivo é simples: o objeto influencia tanto na funcionalidade quanto no visual do quarto.

Por isso, para ter um quarto funcional e bonito, vale a pena aplicar as dicas que reunimos para você comprar a melhor mesa de cabeceira sem erro. Não perca!

7 dicas para escolhas as melhores mesas de cabeceira para o seu quarto

Medidas, cores, materiais, estilos decorativos, modelos, número de gavetas e outras características são fatores a serem considerados na hora de pesquisar pela mesa de cabeceira que completará a decoração do seu quarto.

A decisão pode ser um pouco trabalhosa, mas com as dicas abaixo, temos certeza que você será capaz de encontrar o móvel perfeito para o seu lar.

1.   Preste atenção nas medidas

Escolher uma peça com dimensões condizentes com o seu quarto é o primeiro passo rumo à compra da mesa de cabeceira ideal.

Meça o espaço disponível em seu cômodo levando em consideração a necessidade de reservar uma área para circulação e abertura de portas (seja do próprio quarto ou de um guarda-roupa, por exemplo).

Para escolher as melhores mesas de cabeceira, além de respeitar o espaço disponível no seu lar, é importante se atentar às medidas que o móvel deve possuir para ser útil no dia a dia.

Com base nas recomendações fornecidas pelas arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano para a Revista Casa e Jardim, resumimos as medidas ideais para uma mesa de cabeceira funcional:

  • Largura mínima: 45 cm
  • Profundidade mínima: 35 cm
  • Altura: 55 cm (no mínimo), alinhado à altura do colchão ou, no máximo, 10 cm abaixo do nível do colchão.

Se a peça for mais alta que o colchão, você corre o risco de se machucar ao esbarrar nela e, se for muito baixa, será difícil acessar os objetos guardados na mesinha.

Veja também: Qual melhor plataforma de loja virtual?

2.   Escolha com base no uso

Quando refletimos sobre o uso que pretendemos fazer de determinado móvel, as questões relacionadas a armazenamento merecem destaque.

Antes de ir às compras, liste o que você espera conseguir fazer com sua mesa de cabeceira. Pense na quantidade de objetos que você deseja armazenar ou colocar sobre o móvel e, com base nisso, analise os modelos disponíveis.

Caso você deseje guardar muitos objetos, as melhores mesas de cabeceiras serão aquelas com, ao menos, uma gaveta, nichos ou uma superfície ampla para acomodar itens de maquiagem, celulares, óculos e outros artigos do dia a dia.

Para quem pretende utilizar a superfície do móvel para apoiar o celular e carregá-lo ou conectar uma luminária de mesa, Beatriz Ottaiano dá uma dica valiosa: o eixo da tomada deve ser instalado a 85 cm do chão.

3.   Considere os materiais na hora da escolha

Os modelos de mesinhas de cabeceira mais comuns e populares no mercado moveleiro são fabricados com madeira, MDP e MDF.

Cada um desses materiais apresenta seus aspectos positivos e negativos, assim como colaboram para criação de visuais decorativos diferentes.

As peças de madeira, por exemplo, oferecem durabilidade e são perfeitas para quartos com decoração tradicional ou clássica. Em contrapartida, mesas de cabeceira de madeira têm preço mais elevado comparada às demais e são pesadas, o que não é interessante se você gosta de mudar os móveis de lugar com frequência.

A dica é pesquisar sobre os materiais e avaliar se eles são compatíveis com as suas demandas de uso, orçamento, expectativas etc.

4.   Pense nos detalhes

As melhores mesas de cabeceira costumam surpreender até nos detalhes. Puxadores feitos de madeira e de ferro para conferir mais durabilidade ao móvel são exemplos de pequenos detalhes que fazem a diferença.

Ao escolher sua nova mesinha, observe elementos como esse que ajudam a realizar o “desempate” entre os candidatos a ocupar a cabeceira da sua cama.

5.   Experimente materiais diferentes

Além dos modelos mais comuns, compostos inteiramente por MDP, MDF ou madeira, há opções de cabeceiras com elementos feitos de vidro e espelhados.

Os modelos com tampos de vidro são opções de decoração interessantes para quartos com visual discreto e delicado. Eles também são excelentes para quem utiliza a mesinha para deixar um copo de água sempre à mão, pois a superfície de vidro não será afetada pela água (caso seja derrubada sobre a mobília).

Já as mesas de cabeceira espelhadas oferecem um visual refinado, além de serem recomendadas para quartos com área limitada. O motivo é a ilusão de amplitude provocada pelo reflexo do ambiente nos espelhos do móvel. Como resultado, o cômodo irá parecer um pouco mais espaçoso.

6.   As mesas de cabeceira não precisam ser iguais

Quando o objetivo é comprar as melhores mesas de cabeceira para o quarto de casal, a alternativa mais fácil é adquirir um par de mesas iguais.

Mas isso não é uma regra a ser seguida, porque optar por um modelo para cada pessoa traz personalidade ao quarto e pode ser muito mais funcional.

O segredo é avaliar as necessidades de uso de cada um e tentar manter a harmonia entre as mesas de cabeceira e os demais elementos decorativos do quarto.

Saiba mais: 4 Dicas de moda que toda mulher deve saber

7.   Explore os diferentes modelos

Em adição à variedade de materiais, cores e estilos, as mesas de cabeceira variam em suspensas e com pés.

Os modelos suspensos combinam com quartos com visual moderno e minimalista. Assim como as opções com pés de apoio altos, mesinhas suspensas facilitam a limpeza da área debaixo do móvel.

Elas também contribuem para a sensação de amplitude, visto que a parede e chão expostos criam a impressão que o quarto está menos ocupado por móveis e, consequentemente, mais espaçoso.

Já os modelos que se estendem até o chão são boas alternativas para quem preza por espaço para armazenar objetos.

O que você achou das nossas dicas para escolher as melhores mesas de cabeceira para o seu quarto? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.