10 benefícios de andar de bicicleta

10 benefícios de andar de bicicleta

Pedalar traz todos os tipos de benefícios – físicos e mentais. Você usa as pernas, mas não força as juntas, e ainda ganha aquela sensação de liberdade.
Caso você ainda precise ser convencido de que pedalar é um bom negócio para sua saúde, aqui vai uma lista de dez motivos para subir na bicicleta agora mesmo.

1 – Aproveite um dia agradável ao ar livre



Há muitas formas de se aproveitar uma tarde quente, mas pedalar é uma das formas mais ativas de se passar o tempo de lazer. De acordo com a NutriStrategy, um passeio de bike tranquilo (<15 km/h) queima mais calorias do que uma caminhada (3 km/h): 281 calorias contra 176 calorias por hora. Se desafie ao se esforçar nas subidas e tentar passar de 15km/h, mas mesmo mantendo um ritmo tranquilo você já estará complementando um estilo de vida mais ativo.

2 – Você vai ficar contando o tempo para começar



Todos nós temos terror de fazer algum exercício específico. Mas mesmo se você subir na bike a sério, pedalando furiosamente e sentindo os quadríceps queimarem, há uma boa chance de que você ainda vá adorar o passeio, porque você vai ser recompensado com sensação de velocidade. Você também pode se preparar para outros exercícios que planeja fazer. Vá de bicicleta, e não de carro, para a academia para aquecer antes e relaxar depois dos treinos.


3 – É muito mais gentil com suas juntas e articulações do que correr


Andy Clarke, presidente da Liga de Ciclistas Americanos, diz que “Não importa se você está se recuperando de uma lesão, procurando uma alternativa para o treino ou tentando preservar seus joelhos para correr na Maratona de Nova Iorque, quando você tem 85 anos, pedalar faz suas pernas se mexerem e seu coração funcionar sem judiar de suas juntas.”


Correr tem o potencial de judiar do corpo. Pedalar, por outro lado, tem muito menos impacto e usa os músculos da perna sem pesar tanto nos joelhos. Desde que você mantenha suas pernas em movimento, pedalar acaba sendo uma forma de cardio mais suave e de menos risco da qual você vai gostar, especialmente se estiver se recuperando de uma lesão.


4 – É o melhor momento para ciclistas


Muitas cidades brasileiras estão criando ciclofaixas e ciclovias, e um bom exemplo é a cidade de São Paulo, que nos últimos anos vem construindo quilômetros e mais quilômetros de ciclovias.


Um estudo de 2011, chamado “Bicycling renaissance in North America?” concluiu que o hábito de pedalar é pelo menos duas vezes mais comum desde 1990, e o New York City Department of Transportation relatou um aumento de 289% de ciclistas de 2001 a 2011. Conforme o país se equipa cada vez mais para acomodar os ciclistas, este hábito se torna cada vez mais popular.


5 – É um meio de transporte legítimo


Se você está indo para algum lugar importante, como o trabalho, pedalar é uma forma de transporte sustentável e gratuita (desde que você tenha uma bicicleta), além de um ótimo exercício. Como Clarke coloca, “Ao invés de ficar atrás do volante durante a hora do rush, pedalar para o trabalho te dá uma chance de queimar calorias junto com sua rotina de exercício diário ou ocasional.”

A Commute Solutions estima que se gasta cerca de U$ 10 em uma viagem de 15 quilômetros (incluindo combustível, seguro, manutenção, custos iniciais e taxas indiretas), o que torna pedalar uma ideia muito mais viável. Inclusive muitos aplicativos usando fazendo entregas de comida com bicicletas (pegue um cupom do 99 Food e ganhe desconto para experimentar).


6 – É uma atividade que você vai poder fazer para o resto da vida


Mesmo se você estiver em ótima forma agora, treinamento com pesos e outros exercícios não serão tão fáceis de se fazer nos anos que virão. Uma das melhores coisas sobre pedalar é que você poderá fazer isso muito depois de ter de se despedir da academia. “Tantas pessoas que eu conheço que correram por anos, então passaram a sentir muitas dores sempre que corriam e acabaram passando a pedalar” diz Blumenthal. “O melhor de tudo é que você pode fazer isso todos os dias pelo resto da sua vida”. Não se esqueça de consumir alimentos que te dão energia para suportar o exercício.


7 – Pode reduzir o stress


A maior parte das pesquisas científicas costuma apoiar a ideia de que o exercício ajuda a reduzir níveis de stress. Pedalar está incluso nisso, mas trabalhar de Bike também vale a pena. Considere que quem vai para o trabalho de bicicleta reportam níveis menores de stress do que quem usa o carro ou o transporte público, segundo um estudo do New Economics Foundation.

Um estudo feito pelo Victoria Transport Policy Institute apoia isso – muito mais ciclistas reportaram gostar do caminho até o trabalho do que aqueles que usam outros veículos. Só mais um motivo para considerar ir de bicicleta.


8 – Você também pode pedalar por uma boa causa


Há muitos eventos de ciclismo que visam arrecadar fundos para boas causas, como pesquisas para a cura do câncer, de esclerose múltipla ou para organizações locais. Procure algo perto de você – a maior parte das corridas te dá opções de distâncias diferentes, para você não precisar entrar logo em uma prova longa sem ter o devido preparo.


9 – Explorando de verdade sua região


A maior parte de nós não explora o suficiente o que acontece ao nosso redor. Mesmo se você corre ao ar livre regularmente e muda sua rota com frequência, você não está chegando nem perto da distância que se consegue com uma bicicleta. Mesmo se você decidir pedalar em áreas pelas quais você sempre passa de carro, você pode se surpreender com o que vê e se sentir bem por estar ao ar livre, aproveitando tudo isso.


10 – Para se sentir livre e, acima de tudo, se divertir


O momento em que uma criança percebe que consegue andar de bicicleta é sempre de uma alegria imensa e acaba definindo a infância. Pedalar pode ter sido sinônimo de liberdade nesses anos iniciais, mas também pode ter dado lugar à independência de se dirigir no final da adolescência.

Apesar de dirigir perder a graça quando se está no meio do trânsito pesado todos os dias, pedalar continua sendo divertido e libertador. Aproveite o mundo como uma criança de novo, é só subir numa bike!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *