consultar pis

consultar pis

Como Consultar Pis pelo CPF?

Com a chegada de 2020 muito se fala da questão do abono salarial, que é um benefício dado ao governo através do Programa de Interação Social, mais conhecido como PIS. O abono é um pagamento anual feito pela Caixa Econômica Federal.

O PIS é um número que todo trabalhador registrado no setor privado possui. É com ele que esses pagamentos anuais são feitos, logo, é importante que todos tenham esse número para poder fazer consultas e demais serviços. 

Mas, com a falta de informação, muitas pessoas não sabem como consultar, e muito menos onde,o número do PIS. E isso é possível facilmente através do CPF. 

Criamos um artigo super detalhado mostrando tudo que você precisa saber sobre como consultar o PIS pelo CPF, quais meios você consegue isso além de outras informações relevantes acerca do tema.

Consultar o PIS pelo CPF é possível?

O PIS teve sua criação em 1970, ainda no regime militar. Com o intuito de gerar um fundo monetário para os trabalhadores do setor privado, o PIS é usado até hoje pelo governo, provando que o programa é algo muito bom e que beneficia milhões de brasileiros. 

Mas, como quase tudo antigamente, era difícil fazer alguma consulta ou algo do tipo. Era necessário muito tempo e burocracia para tal, o que acabou desmotivando a maioria das pessoas naquela época. 

Porém, com o avanço da tecnologia, o acesso à informação ficou muito mais fácil e ágil. Com apenas alguns minutos você consegue acessar dados que antes era necessário muito mais tempo e disposição. 

Com o caso do PIS não é diferente. Ao contrário do que muitos pensam, consultar o abono salarial é muito mais fácil. Isso porque aplicativos, sites e telefones estão à disposição de todos para a consulta.

Além disso, com apenas alguns dados pessoais é possível chegar ao seu PIS. Um deles é o seu CPF . Então sim, é bem possível consultar o seu PIS pelo CPF. Mas, antes disso, você precisa saber o que é o Abono Salarial e a diferença de PIS e PASEP. 

O que é Abono Salarial?

O Abono Salarial é um benefício que garante ao trabalhador brasileiro um valor anual mínimo. Esse pagamento é assegurado para aqueles que recebem até dois salários mínimos de pagamento por mês para todos aqueles que contribuem para o PIS. 

Neste caso, o cidadão deve estar pelo menos cinco anos com o registro no PIS, ter o valor dos dois salários mínimos no ano-base em questão e ter trabalhado pelo menos 30 dias durante esse ano. 

Por fim, para ter acesso ao direito, o empregado deve ter os dados devidamente registrados na Relação Anual de Informações Sociais, que é mais como como Rais, por seu empregador. 

Neste ano de 2020, o abono salarial está sendo feito com o ano-base de 2018. Estima-se  que mais de R$ 19 bilhões serão injetados na economia brasileira por meio de mais de 23 milhões de trabalhadores. 

Para saber se você tem direito ao Pis em 2020 Clique aqui!

Consultar o PIS pelo CPF e internet

Foi a parte de julho de 2019 que a Caixa Econômica Federal disponibilizou a consulta do PIS pelo CPF em seu site. Isso foi visto com grande alívio por todos, tendo em vista que é um processo muito mais simples e fácil do que o anterior. 

Veja a seguir o passo passo para você conseguir consultar o seu número do PIS apenas por seu CPF no site da Caixa Econômica Federal.

Para chegar até a informação buscada, você deve seguir os seguintes passos: 

-Primeiramente, você irá precisar acessar o site da Caixa Econômica Federal para conseguir acesso ao número do PIS. Porém, como o site é muito grande, clique aqui e seja direcionado para a página correta imediatamente. 

-Como pode observar, há um botão destacado com a frase “Consultar Pagamento”, basta clicá-la com o botão direito do mouse. 

-Agora você deve preencher os campos solicitados. Depois disso basta clicar em continuar.

-Você deve agora colocar a senha da internet que a Caixa solicita. Caso não tenha uma, basta fazer o cadastro. É rápido e muito fácil. 

-Pronto, após isso você já irá observar o número do seu PIS em sua tela. Além disso, há várias outras informações que você poderá observar a partir daqui. 

Deu para perceber que pesquisar o número do seu PIS pela internet é super fácil. Porém, caso não tenha um computador disponível no momento, você tem alguns outros meios de acesso à esta informação. Veja a seguir.

Consultar PIS pelo CPF no Caixa Eletrônico

Uma maneira que pouca gente sabe de se pesquisar o número do PIS pelo CPF utilizando um caixa eletrônico. Isso mesmo, é possível ver o seu registro diretamente no caixa dentro de um banco, sem precisar de internet ou algo assim.

Mas, para isso ser possível, é necessário que você tenha o Cartão Cidadão. Ele se trata de um auxílio para as pessoas que recebem algum dinheiro de programas sociais que o governo disponibiliza. 

Com esse cartão. o acesso aos pagamentos fica muito mais fácil e ágil, assim facilitando a vida de milhares de beneficiários. 

Caso tenha então um Cartão Cidadão, o seu próximo passo é ir até um caixa eletrônico próprio da Caixa Econômica Federal para realizar a consulta no local. 

Assim que você inserir seu cartão, as instruções aparecerão e você irá conseguir visualizar o número do seu PIS na tela e de forma bem rápida. Lembrando que nesse caso apenas quem possuir o cartão poderá fazê-lo. 

Caso você não tenha e queira ter um, é só ligar no número 0800-726-0207, ou se preferir, ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e realizar o pedido pessoalmente para algum atendente no local. 

Consultando o PIS com o CPF pelo app da Caixa

Se você é mais moderno e vive vidrado no seu smartfone, com certeza a melhor opção para você consultar seu número do PIS pelo CPF é usando o aplicativo da Caixa Econômica Federal.

Veja o passo a passo a seguir:

1-) Assim que baixá-lo e instalá-lo, você verá um campo onde será necessário inserir o seu CPF. 

2-) Após isso, você verá que há uma opção descrita como “ver valores”. Basta selecioná-la.

3-) Se caso você não possuir nenhuma senha. basta cadastrar uma rapidamente e pronto. Você irá observar todos os números do seu PIS, além de outras opções que o aplicativo oferece. 

O aplicativo da Caixa Econômica Federal está disponível de forma gratuita para Android na Playstore e Apple na Apple Store. Basta baixá-lo e pesquisar o seu PIS pelo CPF. 

Telefone para consultar o PIS pelo CPF

Há também os modos mais tradicionais, mas eficazes de se pesquisar o número do PIS pelo CPF, como o telefone. Sem dúvidas é uma das formas mais fáceis que você irá encontrar, pois é preciso apenas ligar. 

O número do atendimento por telefone da Caixa Econômica Federal é o 0800-726-0207. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira entre os horários das 8h até às 22h. 

Assim que ligar, você precisará estar com alguns documentos em mãos, mas são documentos pessoais e de fácil acesso por todos, então fique tranquilo.

Há também a opção de ir diretamente até alguma agência da Caixa Econômica Federal e pedir para algum atendente realizar a pesquisa para você na hora.

Para consultar o Calendário do Pis em 2020 Clique aqui!

Conclusão

Conclui-se que atualmente é muito mais fácil saber o número do PIS pelo CPF. Isso porque há diversas maneiras de se fazer isso, desde site, aplicativos, telefones, caixas eletrônicos e até pessoalmente.

Com o advento da tecnologia, tudo ficou mais fácil e ágil, desde que se saiba o que fazer com todo o aparato.

Neste artigo você conferiu todas as maneiras possíveis e se pesquisar o número do PIS, que é muito importante para quem recebe o abono salarial, por CPF.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Odete Lopes Faria disse:

    Saldo pis/pasep

  2. Renato Cicero Alves dos Santos disse:

    Consultar o piss/pasep

  3. Trabalhei em 2019 Rock in Rio

  4. Sidneia dos santos santos disse:

    Qria saber se tenho direito ao PIS Pasep trabalhei em 2019 trabalhei 8 meses entãotenho direito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.