TATUAGEM DE ÍNDIO: CULTURA E SIGNIFICADOS

A tatuagem é uma arte que marca a pele, e seja de forma passageira ou eterna, optar por fazer uma tatuagem em sua pele representa alguma coisa em sua vida.

O registro sobre a pele de um traço artístico profissional com grafias, símbolos ou imagens também diz muito sobre você: sua personalidade, sobre o que acredita, sobre coisas que gosta e admira.

Mais do que uma forma de se expressar, a tatuagem preconiza estilos e exalta uma cultura social que passou por diversas influências históricas ao logo dos anos até se tornar bastante popular nos dias de hoje.

TATUAGEM: ARTE MILENAR CULTURAL

É uma arte que acompanhou eras, inúmeros povos, culturas antigas, e até hoje a tatuagem é uma das formas mais comuns utilizadas pelo homem para marcar o corpo, de forma que represente uma fase, um momento ou uma homenagem.

Transcendentes pelos anos, as tatuagens até hoje fazem parte da cultura de muitas tribos indígenas. Em maioria por motivos religiosos, os índios marcam seus corpos com tintas de origem natural em manifestações e cultos.

TATUAGEM DE ÍNDIO: CULTURA E SIGNIFICADOS

Assim como a raiz de uma árvore, a cultura indígena é também a base da nossa história e cultura brasileira. Mas não só aqui no Brasil como também em diversos países, a cultura indígena faz parte da origem de muitas civilizações.

A figura do índio representa força, religiosidade, sabedoria, e proteção. São variados os significados que as tatuagens podem ter, mas quanto aos tipos de tatuagem de índio podemos citar três:

  • Tribais – as tatuagens tribais vão além da estética, e podem significar uma divisão social e representar valores respeitados pela tribo.
  • Arquétipos – geralmente em forma de símbolos ou figuras de animais elas representam o dia-a-dia: cultos religiosos, atividades de caça e respeito à natureza, por exemplo.
  • Imagens de índios e índias – podem representar sabedoria, poder, soberania, força.

AS INFLUÊNCIAS DO GRAFISMO INDÍGENA

O dialeto em maioria não ser o mesmo é muito comum entre tribos e aldeias de uma mesma região, e até nisso a tatuagem contribuí: servindo também como uma forma de comunicação, as tatuagens indígenas diferenciam uma tribo de outra e representam entre elas seus valores e sentimentos.

Em uma aldeia Guarani localizada em Rio Silveira a tatuagem marca diversos momentos. Passadas de geração em geração, as pinturas em seus corpos simbolizam a passagem da infância para a fase adulta (momento em que mudam a voz, para os homens), também estão presentes em rituais de dança quando elegem os guerreiros da tribo, e nas mulheres como símbolo de respeito quando deixam de ser crianças e viram moças.

LOCAL DO CORPO QUE GERALMENTE É FEITA A TATUAGEM DE ÍNDIO

Manter acesa a chama dos significados originais das tatuagens de índio é um respeito à história, e um modo de expressar através da arte, uma admiração e de dar continuidade às tradições de forma que se preserve a cultura ao longo dos anos.

Combinadas a sua personalidade, a tatuagem de índio pode representar força, coragem, sabedoria, honra, proteção. E a escolha do local onde fará a tatuagem assim como a imagem que usará para se inspirar estará alinhada com seus motivos. Acompanhe a seguir uma lista que pode te ajudar enquanto busca inspirações para a sua tatuagem:

  • Pena: geralmente tatuadas nas costas, costelas e antebraço, as penas simbolizam honra, coragem, respeito, sendo variados seus significados quando acompanhadas com outras imagens podem representar proteção para uma vida longa e prospera como no caso do arquétipo da pena com um crânio de couro.
  • Urso: é comum no peito, costas e pernas. A tatuagem de urso pode representar bravura, força, e poder, por exemplo.
  • Lobo: o lobo simboliza a lealdade, e sua tatuagem é mais comum nos braços, peito, costas e pernas.
  • Índios guerreiros: mesmo não possuindo um significado específico, a tatuagem de índio guerreiro simboliza o heroísmo e pode representar coragem, poder. Geralmente são tatuados nas costas e braços.

Quando conhecemos um pouco da origem e significados da simbologia das imagens, nos encontramos no processo de confirmação da escolha pela tatuagem que faremos.

Tão importante quanto escolher de forma responsável o profissional que irá tatuar sua pele e a parte do corpo que irá tatuar, assim também é a escolha pela figura que irá representar a mensagem que deseja transmitir com a sua tatuagem de índio.

Conheça também um pouco sobre >> Tatuagem Maori <<

Tattoo Já é referência em tatuagens no Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *