Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Muitas pessoas sempre tiveram dificuldades em sacar benefícios, consultar saldos, extratos do FGTS ou qualquer outro serviço que é disponibilizado pelos órgãos do governo.

Pensando nisso, foi criado o Cartão Cidadão, que tem como função de ajudar as pessoas em seus dia-a-dia, concentrando quase que todos os serviços sociais em um único dispositivo. 

Esse objeto é um cartão magnético que é emitido pela Caixa Econômica Federal, para todos os cidadãos brasileiros. Além da emissão, o banco estatal também é responsável pela a administração do mesmo. 

Geralmente, o Cartão Cidadão é utilizado mais para saques de seguro desemprego e também para verificar seus extratos do FGTS. Porém, ele ainda conta com outras funcionalidades que são desconhecidas para a maioria. 

Neste artigo você saberá quais são estas funções e muitas outras informações super relevantes para quem já tem o cartão, mas principalmente, para quem realmente precisar de uma unidade. 

Então venha conosco neste super artigo e descubra tudo sobre o Cartão Cidadão agora mesmo!

O que é o Cartão Cidadão?

Como já foi abordado, o Cartão Cidadão é um benefício disponibilizado pelo governo, através da tutela da Caixa Econômica Federal, que serve para auxiliar os trabalhadores a sacarem valores, verem saldos ou outras funcionalidades. 

Para se ter uma ideia, ele é um cartão muito semelhante a um cartão de débito ou crédito. Obviamente, que sua funcionalidade será totalmente diferente destes cartões mencionados anteriormente. 

Sua função primária é dar um maior controle aos serviços sociais que a pessoa possa estar vinculada. Com ele, tudo fica mais fácil de ser acessado, tanto através de um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, quanto das lotéricas.

Podem ter acesso ao Cartão Cidadão todos que já trabalharam de carteira assinada pelo menos uma vez na vida. Com ele, essas pessoas poderão recolher seus benefícios com maior tranquilidade. 

Assim como qualquer outro documento, ele é único e contém informações importantes do usuário nele, como o número do PIS (Programa de Integração Social), para trabalhadores de empresas privadas brasileiras. 

A procura para adesão do Cartão Cidadão aumentou muito nos últimos meses, e isso se deve ao fato da liberação do inativos e de parte do FGTS. Quem possui o cartão, não precisou ir até agências e enfrentar filas pelo dinheiro, bastou ir apenas à um caixa eletrônico. 

Quais as funcionalidades do Cartão Cidadão?

Bom, agora que você já sabe o que é o Cartão Cidadão, você precisa descobrir quais são as funcionalidades dele. Isso é importante, pois assim saberá de toda a importância deste documento que, cada dia que se passa, ganha mais e mais aderentes no país. 

Como já sabe, é por meio do Cartão Cidadão que os benefícios trabalhistas e sociais chegam ao bolso do trabalhador. Por isso, veja quais são suas funcionalidades; Quem sabe uma delas se encaixe com o seu perfil de necessidade, não é mesmo?

  • Consulta de saldo – com o Cartão Cidadão você fica a par de todos os seus saldos, seja qual for o programa social. 
  • Saque de valores – Além de ver, você pode sacar os valores que são seu por direito
  • Impressão de extratos do FGTS – É possível imprimir direto do caixa o quanto de FGTS você tem disponível. 
  • Saque de rendimentos do PIS, como Abono Salarial – O abono salarial é sempre muito celebrado pelos trabalhadores. Se tem direito à algum valor, pode sacar com o Cartão Cidadão. 
  • Saque de valores referentes ao Bolsa Família – Aos beneficiários do programa, é muito simples sacar os valores pelo Cartão Cidadão. 
  • Saque do Seguro Desemprego – Foi mandado embora e tem direito a parcelas do seguro desemprego? Basta comparecer à um caixa eletrônico com o Cartão Cidadão e retirar seu valor. 
  • Saque de qualquer outro programa do Governo Federal – Por fim, com o Cartão Cidadão você consegue sacar qualquer outro valor de qualquer outro programa do governo em instantes. 

Viu só? O Cartão Cidadão pode ser muito útil para as pessoas trabalhadoras do Brasil. Todos os benefícios citados acima são creditados automaticamente em seu cartão assim que seu direito for executado. 

Isso mostra o quão importante o Cartão Cidadão pode ser para quem busca mais rapidez e comodidade para realizar seus saques. 

Como consultar o Cartão Cidadão?

Neste tópico você irá aprender como consultar o saldo do seu Cartão Cidadão. Afinal, é preciso saber se há algum valor para ser retirado no caixa, e se sim, qual o valor do mesmo. 

E, felizmente, existem várias maneiras de se consultar o seu Cartão Cidadão. Veja a seguir cada uma delas e como fazê-las da maneira mais correta possível. 

Consultando pela internet

O primeiro modo que você vai aprender é consultar o Cartão Cidadão pela internet. Talvez esse seja o jeito mais comum em que as pessoas consultam se há saldos disponíveis. 

Isso porque a internet é muito prática, e com um smartphone, você consegue acessar o site que quiser de praticamente qualquer lugar, de forma quase que instantânea. 

Uma outra vantagem é que a pessoa não precisa estar com o Cartão Cidadão em mãos na hora de realizar a consulta pela internet, o que acaba ajudando mais ainda por tornar esse modo mais popular. 

O primeiro passo é entrar no site da Caixa Econômica Federal, na área que é destinada à consultas de valores do Cartão Cidadão. Você pode acessar esta página através deste link.

Assim que entrar no link, irá aparecer este campo:

Aqui você deverá informar o seu número do NIS, que é o PIS/PASEP. Caso não o tenha no momento, você também consegue acesso através do seu CPF, o que deixa as coisas muito mais fáceis. 

Após isso, basta colocar a sua senha pré-cadastrada, que corresponde à entrada no site da Caixa. Caso não tenha essa senha, basta cadastrar uma na hora, caso a perdeu, basta informar o sistema que ele lhe envia uma nova em seu e-mail. 

Assim que fazer o login, todas as informações que precisa estarão ao seu alcance. Realmente uma maneira muito simples e ágil de consultar o saldo do seu Cartão Cidadão. 

Consultando pelo telefone

Agora, se você prefere algo mais tradicional, ou não tem acesso a internet no momento, poderá fazer a consulta do saldo através do telefone. Assim, fica muito mais acessível a todos conseguir realizar esta consulta. 

Para conseguir essa informação pelo telefone, basta ligar no número de atendimento que a Caixa Econômica Federal disponibiliza para todos os cidadãos.

O telefone é o 0800-726-0207. O horário de atendimento se inicia às 10h e termina às 18h, de segunda a sexta-feira., em dias comerciais. 

Sem dúvidas, uma maneira muito simples e prática para saber seu saldo. Lembrando que, o Cartão Cidadão é feito para beneficiários que não possuem conta na Caixa Econômica Federal. 

Isso porque, os correntistas do banco já conseguem, tanto o crédito dos valores, quanto a consulta dos mesmo através de sua própria conta. Então, se já tem uma conta na Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão lhe é obsoleto. 

Agora, se você não possui o Cartão Cidadão ainda, veja a seguir o que você deve fazer para obtê-lo e desfrutar destes serviços. 

Quem pode ter o Cartão Cidadão?

Antes de você saber como conseguir um Cartão Cidadão, é importante saber quem são as pessoas que possuem o direito de tê-lo. Veja a seguir então o que você precisa ter para isso.

Primeiramente, é importante ressaltar que o Cartão Cidadão só pode ser pedido assim que o trabalhador tiver algum falo de FGTS para receber. 

Se caso ele for demitido sem justa causa, ele terá que receber uma série de benefícios. Todos eles podem ser retirados juntos, ou seja, parcelas de seguro desemprego, abonos do PIS. 

Enfim, tudo que está relacionado à direitos trabalhistas podem ser recebidos e acessados através do cartão. 

Logo, se você foi ou é um trabalhador de alguma empresa privada ou pública, devidamente registrado em CLT, é quase certo que você pode retirar um cartão. 

Além disso, pessoas que são beneficiárias de programas sociais, como Bolsa Família por exemplo, podem solicitar o cartão para realização de saques e consultas de saldos. 

Conclui-se então, que é muito difícil algum cidadão brasileiro não conseguir retirar o seu cartão cidadão, talvez em situações muito específicas isso não será possível, mas essas são muito raras. 

O que é necessário para fazer o Cartão Cidadão?

Agora que você já sabe que pode ter o seu Cartão Cidadão, você precisa saber quais são os documentos necessários para conseguir retirar o seu documento da forma mais tranquila possível. 

Primeiramente, é preciso que tenha um cadastro no PIS/PASEP. Fique tranquilo, esse cadastro é realizado no hora que você tem sua carteira assinada pela primeira vez, de forma totalmente automática.

Além disso, você também deve possuir o Número de Inscrição do Trabalhador, que é mais conhecido como NIT. 

Sobre os documentos que você precisa apresentar, não são muitos, veja a seguir a relação completa: 

  • RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
  • Certidão de Nascimento, ou se for o caso, de casamento
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de endereço 


No caso do comprovante de endereço, são aceitas contas de luz, água, telefone fixo e até carnê do IPTU. Caso não tenha nenhum deles, você pode apresentar alguma declaração devidamente autenticada em algum cartório. 

Um ponto importante, é que se você já possui algum cartão referente a programas sociais, não é possível retirar um Cartão Cidadão. O governo entende que, se ambos fazem a mesma coisa, não há porque ter um segundo cartão. 

Como fazer o pedido do Cartão Cidadão?

Para realizar o pedido do seu cartão, existem hoje duas forma que isso pode ser feito:

A primeira delas é indo até uma agência da Caixa Econômica Federal, munido dos documentos que falamos. Basta chegar até algum atendente e explicar o que precisa, ele lhe encaminhará ao atendimento. 

A segunda maneira é através do telefone. Ligando no 0800 726 0207, você será instruído por uma atendente virtual, que lhe explicará tudo que você precisa saber, e lhe ajudará a conseguir o cartão. 

No momento, você deve ter o seu PIS em mãos, por isso, é importante saber qual é o número dele. Esse tipo de serviço só é realizado pela Caixa Econômica Federal, então fique atento. 

Uma dica é que, dependendo da época, você pode enfrentar algumas dificuldades na hora de fazer o pedido. Isso porque, por se tratar de um banco, há outras demandas que podem ocupar o tempo dos funcionários. 

Outra dica é que, ao chegar na agência, lhe orientem a fazer o pedido pelo telefone. Logo, é interessante você realizar esse pedido por telefone anteriormente, pois assim, você pode evitar de se deslocar até o local em vão. 

Por fim, assim que receber seu cartão, deverá assinar um termo de responsabilidade, que nada mais é que um acordo entre você e o banco. Sua assinatura é obrigatória, assim que retirar suas senha, ou fazer uma nova. 

Cartão Cidadão 2º via: como solicitar

Agora com o cartão em mãos, imprevistos podem ocorrer. Por exemplo, você pode perder o Cartão Cidadão, ter ele furtado, roubado, quebrado e etc. 

É nesses momentos que nos perguntamos, o que fazer. Até mesmo, podemos esquecer a senha do cartão, ou coisas do tipo. 

No caso do Cartão Cidadão, assim que você se encontrar em uma situação dessas, a primeira coisa a se fazer é comunicar a Caixa Econômica Federal do ocorrido. Com isso, eles podem bloqueá-lo para que ninguém possa usá-lo. 

Você pode fazer isso tanto por telefone, quanto pessoalmente. Recomendamos pessoalmente, pois assim, você já pode aproveitar a ocasião e fazer o pedido de uma nova via do Cartão Cidadão. 

Sendo assim, você consegue ter sua segunda via de forma tranquila e segura. Lembre-se, nunca confie em terceiros para realizar esse tipo de serviço, o Cartão Cidadão é um documento seu, que contém dados e informações privadas sobre você. 
Assim como, existem por aí inúmeros aplicativos que dizem que podem verificar seu saldo e coisas do tipo. Não caia nessa, fique longe deles. Como explicamos, a única forma segura de verificar seu saldo é através da própria Caixa Econômica Federal. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Igor Barbosa de Souza disse:

    Boa Tarde.
    Preciso de ajuda para solicitar meu cartão cidadão, pois estou ligando para o número 0800-726-0207 há duas semanas e ainda não fui atendido, a chamada se mantem de pé por 30 minutos até ser finalizada e com isso não consigo.

    E vergonhoso como e feito esse atendimento, pois o sistema não está nem ai para quem está precisando. Se você que está lendo poder me ajudar ficarei muito grato

  2. Geisa andreia adevanir disse:

    Preciso atualizar meu cartão cidadão como faço isso

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.