Truques para você conservar melhor o tecido das roupas

Truques para você conservar melhor o tecido das roupas

Roupas não são descartáveis, mas para durarem bastante é preciso saber conservar melhor os tecidos. Confira as dicas!

Quando compramos roupas novas, tudo o que mais queremos é garantir sua durabilidade. Por isso, algumas pessoas costumam evitar o uso frequente para que as peças não acabem desgastadas. Mas não é para tanto. Você pode usar as suas roupas com a frequência que quiser, desde que tenha alguns cuidados com elas.

Confira algumas dicas para conservar melhor o tecido ao lavar as roupas.

1. Saiba separar as roupas por tipo de tecido

Separar as peças por tipo de tecido é essencial porque se você mistura lã com jeans, por exemplo, o atrito entre elas desgasta as peças. Além disso, essas roupas podem ficar com bolinhas e até fiapos.

2. Dê preferência à água fria

Água fria é a melhor opção. Isso porque ao usar água morna, as fibras das peças são desgastadas. Outro ponto para ficar atento é que as cores também são afetadas e podem perder a tonalidade ao entrar em contato com altas temperaturas.

3. Use o vinagre a seu favor

O vinagre é um truque caseiro que ajuda a tirar manchas e cheiro de suor. Sim, aquelas manchas que ficam abaixo das mangas das camisas! Usando o vinagre você remove com mais facilidade, evitando ter que esfregar as peças e reduzindo o tempo de molho na máquina de lavar.

4. Atente-se ao tempo de molho

O tempo máximo de molho deve ser de 2 horas. Algumas pessoas costumam deixar as peças de molho de um dia para o outro, mas isso promove o desgaste mais rápido das roupas. Outro ponto importante é que elas podem acumular bactérias, o que pode gerar mau cheiro.

5. Escolha o sabão certo

A quantidade de sabão também deve ser controlada. Muitas pessoas pensam que quanto mais sabão usar, melhor será a lavagem. A verdade é que o efeito é justamente o contrário. Se você colocar sabão demais, o atrito entre as peças é dificultado e isso atrapalha a lavagem. Assim, a limpeza acaba não saindo tão bem feita quanto deveria.

6. Se possível, não use alvejante

Outro produto muito comum na lavagem de roupas é o alvejante. As pessoas usam para branquear as peças, mas ele pode não apenas amarelar o tecido, como também enfraquecer as fibras. Opte pelo alvejante à base de água oxigenada, pois ele agride menos as roupas.

7. Cuidado com roupas delicadas na máquina

Tecidos como viscose, acetato e seda, por exemplo, não podem ser levados à máquina. Caso sejam lavados assim, sofrerão agressões irreversíveis. A dica é colocá-los em uma fronha ou em um saco específico e centrifugar por apenas 1 minuto. E se a peça tiver pedrarias, os cuidados são ainda maiores.

8. Atente-se às roupas pretas

Todo mundo já passou pela experiência de lavar uma calça preta na máquina e depois ver a peça ficar cheia de bolinhas brancas. Para evitar isso, não lave roupas pretas com roupas claras. Além disso, não use sabão em pó, pois ele possui elementos branqueadores que podem manchar as peças. Use sempre sabão líquido.

9. E as roupas de lã?

As peças de lã devem ser lavadas a seco. Você pode usar detergente e secar à sombra, caso lave em casa. Tanto as malhas quanto os tricôs só podem ser lavadas de maneira manual e com sabão neutro. Outro detalhe é que estes tecidos não podem ser torcidos, então você deve apenas apertar as peças para eliminar o excesso de água.

10. Os cuidados também servem para a secagem

A secagem também deve ser feita com atenção. Seque sempre na sombra, pois o sol pode amarelar roupas brancas e desbotar as peças coloridas. Ou seja, não adianta se preocupar apenas com o sabão e o processo de lavagem. Você deve pensar também no processo de secagem para garantir maior durabilidade para as suas roupas.

Além disso, uma dica bônus é sempre lavar as roupas íntimas à mão. Agora que você já sabe como conservar melhor o tecido das roupas, basta começar a colocar as dicas em prática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.